Actualités

Retour à la liste

Termos de referências para o recrutamento de 12 peritos nacionais para prestar uma assistência técnica do PASEC para a gestão das produções nacionais de itens dos testes cognitivos da avaliação PASEC2024

Parution : 02/08/2022 Auteur : Mahip

Os Estados Membros e Governos da CONFEMEN têm afirmado o seu desejo de dispor de resultados sobre o desempenho dos sistemas educativos para além da escola primária desde a 56ª sessão ministerial da CONFEMEN realizada em Abidjan em Julho de 2014. As avaliações internacionais PASEC2014 e PASEC2019, logo após a sua implementação, mediram o desempenho dos sistemas
educativos, focando-se exclusivamente no estudo do ensino primário, um objectivo prioritário de desenvolvimento por várias décadas.

Hoje, o objectivo de uma educação inclusiva e de qualidade para todos reafirma a necessidade da implementação de avaliações das aprendizagens para todo o ensino básico (ciclos da primária e ciclos da secundária), a fim de partilhar de forma transparente, informações sobre o desempenho dos alunos e dos professores, bem como sobre os vários factores internos e externos que os determinam, para melhor orientar as políticas, os planos de acção e os projectos de melhoria contínua da qualidade e da equidade da educação, por um lado; e por outro lado, para informar o  indicador 4. 1.1 do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODD).

É nesta óptica que o Programa de Análise dos Sistemas Educativos da CONFEMEN (PASEC) prepara o seu terceiro ciclo internacional de avaliação intitulado « PASEC2024 », uma edição que pretende alargar o âmbito da investigação ao ensino secundário (fim do ensino secundário) nos países participantes.

A realização desta terceira avaliação terá início no último semestre do ano 2022 e visa abranger não só os 14 países do PASEC2019 (Benim, Burundi, Burkina-Faso, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Guiné, Madagáscar, Níger, República Democrática do Congo, Senegal, Chade e Togo) mas também os novos países da África subsariana e não só.

O PASEC convidará cada um dos países participantes à produção de itens de teste para o ensino primário e secundário, no âmbito desta actividade o programa prevê a contratação de um grupo de
peritos nacionais em língua/leitura e matemática a fim de apoiar a equipa técnica do programa na gestão destas produções nacionais de itens para os testes cognitivos.

Os presentes termos de referência descrevem os objectivos, os resultados esperados, o cronograma e a organização do trabalho desta consultoria.

Baixe os TdRs